Você sabia que Deus tem um nome? É YHWH, que para nós é impronunciável pois é formado apenas por consoantes. É tão curioso não é?Dizem que só quem sabia pronunciar eram poucos profetas no começo (época) velho testamento,que antes de tudo tinham que se lavar,-purificando-pois o nome é Sagrado, e além disso escreviam com pena de ouro só dizem também que depois a pronúncia foi proibída por Deus. Bem há certas coisas que só saberemos "os porquês" quando estivermos Face a face com o PAI, mas podemos aprender o possível por enquanto.Interessante não é?
Então saiba mais:
O tetragrama ( nome de 4 consoantes ) aparece mais de 6.800 vezes — sozinho ou em conjunção com outro "nome" — no texto hebraico do Antigo Testamento, a indicar, pois, tratar-se de nome muito conhecido e que dispensava a presença de sinais vocálicos auxiliares (as vogais intercalares).
Os nomes YaHVeH (vertido em português para Javé), ou YeHoVaH (vertido em português para Jeová), são transliterações possíveis nas línguas portuguesas e espanholas , mas algunseruditos preferem o uso mais primitivo do nome das quatro consoantes YHVH, já outros eruditos favorecem o nome Javé (Yahvéh ou JaHWeH). Ainda alguns destes estudiosos concordam que a pronúncia Jeová (YeHoVaH ou JeHoVáH), seja correcta, sendo esta última, a pronúncia mais popular do Nome de Deus em vários idiomas.
Deus YHWH é deste modo identificado como a Divindade que causou o Dilúvio Bíblico. É o Deus de Adão, de Abel, de Enoquee de Noé. É o Criador do Universo e de todas as formas de vida na Terra.
Assim, o Deus YHWH se assume como um deus familiar, o "Deus de Abraão, de Isaque e Jacó", protector da linhagem do "descendente" [ou "semente"] de Abraão. De seguida, torna-se no Deus das 12 tribos de Israel. É o Deus Libertador do povo de Israel da escravidão no Egipto e quem o faz conquistar a terra de Canaã. Para tal, revela-se a Moisés, a quem entrega seus Dez Mandamentos no monte Sinai. Para sua adoração e cumprimento de sua Lei, são constituídos sacerdotes os da tribo de Levi, ou Levitas, sob a liderança do Sumo Sacerdote, da linhagem de Aarão.
- Alguns exemplos do uso dos nomes próprios nas Escrituras Hebraicas:
- Gênesis 27:36;
- I Samuel 25:25;
- Salmos 83:18
- Salmos 20:1;
- Provérbios 22:1.n.
